Autor Ignácio de Loyola será homenageado na FIL
A 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) vai celebrar os 60 anos de carreira de um dos nomes mais emblemáticos da literatura brasileira: Ignácio de Loyola Brandão. Presente em todas as edições da feira desde sua criação, o autor será homenageado com uma programação especial que inclui exposição, espetáculo teatral e um encontro no Salão de Ideias, ao lado de seu filho, o cineasta André Brandão.
A mostra “Entre Distopias e Delicadezas”, montada na entrada do Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II, reúne objetos pessoais, manuscritos, livros, desenhos e cadernos do escritor. Entre os destaques estão um globo terrestre indicando os países que traduziram suas obras e um caderno de caligrafia que remete à afeição de Loyola por sua primeira professora.
A literatura do autor também ganhará o palco. A Cia Dois Palitos apresenta o espetáculo infantojuvenil “Encaramiloyola”, nos dias 21 e 22 de agosto, unindo teatro, trilha sonora e fragmentos de quatro obras do homenageado. A participação de escolas será gratuita, mediante agendamento prévio.
No dia 23, Loyola participará de um bate-papo no auditório Meira Júnior ao lado do filho, que assina o documentário “Não Sei Viver Sem Palavras”. O filme é uma reflexão sensível sobre a trajetória do escritor, que ocupa a cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras.
Para Adriana Silva, curadora da FIL, homenagear Loyola é valorizar uma obra que “registra absurdos cotidianos, projeta futuros e resgata memórias com lirismo e lucidez”. Ela reforça que a presença constante do autor transformou a FIL em sua “casa literária”.
Ignácio de Loyola Brandão, nascido em Araraquara, tem mais de 40 livros publicados, muitos premiados e traduzidos, como “Zero”, “Não Verás País Nenhum” e “O Menino Que Vendia Palavras”. Aos 88 anos, continua ativo e escreve, segundo ele, “para resistir”.
A 24ª FIL acontece de 15 a 24 de agosto e deve repetir o sucesso das edições anteriores, que já somam mais de 7 milhões de visitantes em 23 anos de história. A programação é gratuita e terá mais de 400 atividades em diversos pontos de Ribeirão Preto.
Da Redação
Foto: Divulgação
1 comentário