×

Projeto inédito da Apae foca em atraso cognitivo e doenças raras

A APAE de Franca (SP) está desenvolvendo um projeto inédito com o objetivo de garantir atendimento especializado e acompanhamento contínuo a crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, que apresentam atraso no desenvolvimento, deficiência ou doenças raras. O projeto conta com a parceria do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

“Percebemos que algumas famílias não procuravam ajuda por não identificarem os atrasos no desenvolvimento ou por não saberem onde buscar orientação. Isso acabava atrasando o cuidado com os bebês”, explica Kaylla Aparecida Pires Benedito, coordenadora de Saúde da APAE Franca. “Nosso papel é chegar até essas famílias com acolhimento, informação e apoio técnico qualificado.”

O projeto, iniciado na segunda quinzena de outubro de 2024, já atingiu sua meta e acompanhou mais de 70 crianças e suas famílias. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, técnico em enfermagem e motorista – que garante a logística das visitas domiciliares.

“Para cada criança foi feito um plano de atendimento individualizado, que pode incluir visitas semanais ou quinzenais, sempre com base nas necessidades do bebê e da família. O atendimento pode acontecer na casa da criança, na própria APAE ou em creches e serviços parceiros”, detalha Kaylla.

Da Redação
Foto: Divulgação
/APAE Franca

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights