Câmara vota hoje título de cidadã francana à Flávia Lancha
A Câmara Municipal de Franca (SP) vota hoje (7) projeto que concede o título de Cidadã Francana à empresária e empreendedora social Flávia Lancha. A homenagem foi proposta pelos vereadores Marcelo Tidy (MDB) e Zezinho Cabeleireiro (PSD) e será analisada em Plenário.
O título é uma das mais altas honrarias concedidas pelo Legislativo, destinado a personalidades que, mesmo não sendo naturais da cidade, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento social, cultural, econômico ou comunitário.
Nascida em Ribeirão Preto, Flávia Olivito Lancha Alves de Oliveira é empresária em Franca, a 400 km de São Paulo, capital. Há mais de 30 anos, fundou junto com o marido Gabriel Afonso Mei Alves de Oliveira, a Labareda Agropecuária, hoje uma das mais conceituadas empresas exportadoras de cafés especiais do Brasil. Em 2019, a Labareda teve seu café classificado entre os 10 melhores do país.
ICOL e GIMA
Flávia Lancha, como é mais conhecida, foi secretária de Desenvolvimento Econômico no município de Franca por dois anos (2017/2018). É empreendedora social, fundadora do ICOL (Instituto de Capacitação e Orientação Livre), que oferece cursos gratuitos de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Criadora da GIMA (Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente), que existe desde 2008 e hoje se transformou em um projeto de desenvolvimento educacional e cultural de crianças entre 10 e 12 anos. E idealizadora do Ampliando Horizontes, que oferece educação a jovens e adultos, além de aulas de reforço escolar.
Mulheres do Brasil
Além de ajudar a administrar o ICOL, Flávia Lancha ainda compõe o Grupo Mulheres do Brasil, fundado pela empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, com o objetivo de melhorar o País. Hoje o grupo conta com mais de 4 mil mulheres que se encontram todo mês para discutir e propor ações ligadas à educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres.
O Mulheres do Brasil conta com 12 comitês instaurados que tratam de temas como combate à violência contra a mulher, igualdade social da mulher negra, inserção de refugiados e empreendedorismo com foco em pequenas empresas. Participam do projeto nomes como a empresária Sonia Hess (ex-presidente da Dudalina), Chieko Aoki (dona da rede de hotéis Blue Tree Towers) e Janete Vaz (cofundadora do Laboratório Sabin).
Política
Filha do ex-prefeito José Lancha Filho (1969 a 1973), Flávia entrou na política só em 2016. Sua decisão de concorrer à Prefeitura de Franca foi tomada de última hora. Os amigos Rosana Branquinho e o radialista Marcelo Teixeira, mais conhecido por Marcelo Bomba, além de seu pai e de seu marido Gabriel, foram fundamentais na decisão. Flávia concorreu pelo MDB e terminou o pleito em terceiro lugar, com 28.609 votos, apenas 6 mil votos menos do que o segundo colocado.
Por conta de sua votação expressiva e de seu desempenho como empresária do ramo do café, Flávia foi convidada pelo prefeito Gilson de Souza (DEM) a assumir a Secretaria de Desenvolvimento. No cargo, ela implantou um novo método de trabalho, com rigoroso planejamento e acompanhamento das ações.
Flávia e Gabriel têm 3 filhos e quatro netos. Atualmente é filiada ao PSD (Partido Social Democrático), presidido pelo secretário estadual de Governo e Relações Institucionais da gestão de Tarcísio de Freitas, Gilberto Kassab.
Da Redação
Foto: Divulgação
Publicar comentário