×

Fanta Konatê estreia o projeto “África Viva em Mim” em Ribeirão

✍️📰 Da Redação
📸 Thaís Mallon
/ Divulgação

A cantora e bailarina guineana Fanta Konatê estreia o projeto “África Viva em Mim” em Ribeirão Preto (SP), com dois dias de programação gratuita na Biblioteca Sinhá Junqueira. O evento une música, dança e culinária sobre ancestralidade, identidade e resistência da cultura africana.

Na sexta-feira (31), às 18h, o público participa de uma roda de conversa seguida de oficina de dança e percussão, promovendo vivência e aprendizado sobre a diversidade cultural africana. Já no sábado (1º), às 19h, acontece o show “Fanta Donabá – A Grande Bailarina”, com o grupo Djembedon, seguido de degustação de pratos típicos africanos, como o Frufru, Ussen Sadi e Ban Mailaní.

O projeto, que será realizado em cinco cidades paulistas, foi idealizado para reafirmar o papel da arte africana na formação da cultura brasileira. Fanta, filha do lendário percussionista Famoudú Konatê, é uma das maiores representantes da cultura Malinkê e atua há mais de duas décadas como ponte entre a África e o Brasil, por meio do Instituto África Viva.

Fanta Konatê estreia o projeto “África Viva em Mim” em Ribeirão- Will insert post title.
Com trajetória internacional, a cantora e dançarina Fanta já participou da trilha de abertura das Olimpíadas Rio 2016 – Foto: Guilherme Sai

Com trajetória internacional, Fanta já se apresentou em mais de cem cidades pelo mundo e participou da trilha de abertura das Olimpíadas Rio 2016. Em “Donabá”, a artista celebra as mulheres e a força ancestral do povo africano, conduzindo o público por uma experiência sensorial que mistura som, corpo e espiritualidade.

Segundo o diretor musical Luis Kinugawa, o espetáculo traz elementos de afrofuturismo, combinando instrumentos tradicionais – como o djembê e os dununs – com violão e guitarra. “É uma imersão sonora e corporal que desperta a ancestralidade em cada pessoa”, destaca.

Após o show, o público é convidado a saborear pratos preparados por Fanta e sua irmã Koria Konatê, em uma celebração que conecta música, memória e sabor.

“‘Donabá’ significa ‘a grande bailarina’. É um tributo à força feminina e à alegria de viver”, resume Fanta, que celebra 23 anos de carreira levando a arte africana para o mundo.

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights