Programa social de Franca é destaque em Seminário Nacional
Reconhecido como uma das iniciativas sociais mais inovadoras do país, o programa “Moradia Primeiro”, desenvolvido pela Secretaria de Ação Social de Franca (SP), foi destaque em um seminário nacional realizado em Curitiba (PR) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O encontro, promovido pelo Núcleo de Prática, Ensino, Pesquisa e Extensão em Moradia Primeiro (NUPEMP), reuniu representantes de diversas cidades, acadêmicos e gestores públicos com o objetivo de trocar experiências e debater estratégias de enfrentamento à situação de rua no Brasil.
Durante o evento, Franca apresentou sua experiência de sucesso, conduzida pela coordenadora do Espaço Dignidade, Karina Marques da Silva, e pela coordenadora do projeto, Lindsay Lemos Gonçalves Ferreira. O secretário de Ação Social, Óiter Cassiano Marques, destacou que o seminário foi uma oportunidade importante para fortalecer o diálogo entre governos e universidades. “Além de apresentarmos o nosso programa, foi elaborada uma agenda nacional de debates e estratégias voltadas a esse público. É gratificante ver Franca reconhecida como exemplo em políticas públicas de inclusão”, afirmou.
Implantado em 2021, o programa “Moradia Primeiro” segue o modelo internacional Housing First, oferecendo residência temporária e acompanhamento integral a pessoas com mais de 18 anos que vivem em situação de rua há mais de cinco anos. A proposta é garantir moradia digna, segurança e apoio psicossocial para promover autonomia e reinserção social.
Atualmente, o projeto atende cerca de 200 pessoas, consolidando Franca como referência nacional na promoção de políticas públicas humanizadas e efetivas para a população em vulnerabilidade.
Publicar comentário