×

Mais de 11 milhões de jovens já usaram crack

Mais de 11,4 milhões de brasileiros com 14 anos ou mais já experimentaram cocaína ou crack pelo menos uma vez na vida, segundo levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), divulgado com base em dados de 2023. A pesquisa ouviu 16.608 pessoas em 300 municípios do país, mas não incluiu indivíduos em situação de rua.

O número representa 6,6% da população brasileira nessa faixa etária. Isso significa que, a cada 100 pessoas com 14 anos ou mais, pelo menos seis já tiveram contato com uma dessas drogas. Em comparação com o levantamento anterior, realizado em 2012, houve um aumento considerável. Naquele ano, o índice era de 4,4%.

Apesar do crescimento no número de pessoas que já experimentaram as substâncias, o uso recorrente se manteve estável, girando em torno de 2%. Isso equivale a cerca de 3,8 milhões de brasileiros que usaram crack ou cocaína nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Perfil

O perfil predominante dos usuários é de homens entre 25 e 49 anos, com baixa escolaridade e renda de até dois salários mínimos. Esses dados indicam forte relação entre o uso de drogas e situações de vulnerabilidade social.

Especificamente sobre a cocaína, estima-se que 9,3 milhões de brasileiros tenham usado a substância ao longo da vida, o que representa 5,5% da população. Destes, cerca de 1,2 milhão são considerados dependentes.

No caso do crack, aproximadamente 2,3 milhões de pessoas já fizeram uso da droga pelo menos uma vez. Nos 12 meses anteriores à pesquisa, 0,5% dos entrevistados relataram uso da substância — o que corresponde a cerca de 829 mil brasileiros.

Da Redação
Foto:
Reprodução

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights