Abate de frango cresce em 2025 e país pode bater recorde
O abate de frangos cresceu 2,9% no país, entre os meses de julho e setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foram mais de um bilhão 690 mil cabeças.
O volume que indica que o Brasil pode superar, em 2025, o resultado recorde de 2024, quando foram mais de seis bilhões de cabeças de frango abatidas.
Recorde
Dados divulgados pelo IBGE mostram que, em maio, mês em que foi registrado o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil, foram abatidas 575.9 milhões de cabeças de frango no País, um recorde mensal, considerando toda a série histórica do Instituto, iniciada em 1997.
Vale lembrar que a confirmação do caso do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no dia 15 de maio levou importantes parceiros comerciais do Brasil a suspender as importações da carne de frango. Segundo pesquisadores do CEPEA, parte dos agentes de mercado acredita que o abate de frango recorde justamente em maio pode ter sido uma mera coincidência, refletindo apenas uma programação do setor já realizada em meses anteriores.
Já outros indicam que a indústria, otimista que essa situação seria revertida rapidamente, teria aproveitado para fazer estoques.
Da Redação
Foto: Reprodução
Publicar comentário