Cepea apura tombo de mais de 20% nos preços do leite em 2025
O preço do leite no campo deve fechar o ano de 2025 com uma forte queda. Os dados de dezembro serão divulgados nos próximos dias.
O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), uma referência no Brasil para pesquisas e indicadores sobre o agronegócio e análises econômicas para o setor, apurou um tombo de 21% ao longo do ano, até novembro, quando o pecuarista recebeu R$ 2,11 por litro.
A oferta cresceu em 2025, já que os preços em alta no ano anterior fizeram muito criador aumentar os investimentos na cultura. Porém, o consumo não acompanhou o avanço da produção.
E como ficará para 2026?
Após um ano de oscilações, com um primeiro semestre promissor seguido de uma queda de preços ao produtor nos últimos meses, o setor de leite vai iniciar 2026 com a perspectiva de maior estabilidade. Com uma retração acumulada de 18,1% no preços em doze meses até outubro, analistas e fontes do setor avaliam que a produção de leite deve perder força num cenário de demanda firme. Isso levará a um novo ciclo de alta nos preços ao produtor — desta vez menos intenso.
“O setor produtivo deve iniciar o ano num clima de mais cautela e margens mais limitadas. Os preços [ao produtor] estão nos valores mais baixos desde 2021, o que deve causar uma contenção nos investimentos”, afirma Natália Grigol, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Da Redação
Foto: Freepik
vorbelutrioperbir
There is evidently a bundle to realize about this. I think you made certain nice points in features also.
1 comentário