Raul Ruffo revela em livro os bastidores de 120 grandes sucessos
Depois de vender mais de 10 mil cópias em todo o Brasil com seu livro de estreia, “O mínimo que você precisa saber sobre música”, o jornalista, músico e criador de conteúdo Raul Ruffo lança seu segundo livro: “Como as Músicas Foram Feitas”, uma obra que desvenda, com profundidade e emoção, o processo criativo por trás de mais de 120 grandes canções da música popular brasileira.
Diferente do primeiro livro — pensado como um manual acessível para rodas de conversa —, o novo trabalho mergulha nas histórias reais, inspirações improváveis e bastidores muitas vezes desconhecidos que deram origem a músicas que atravessaram gerações. A proposta é clara: mostrar a chamada “engenharia reversa” dos grandes sucessos, revelando como ideias, acontecimentos, traumas, observações e até pressões profissionais se transformaram em canções eternas.
Fruto de anos de pesquisa, o livro reúne histórias coletadas em pesquisas, entrevistas com os próprios compositores, além de trechos de livros, revistas e podcasts. “Por mais incrível e absurdo que pareça, todas as histórias contadas neste livro são verdadeiras”, reforça o autor.
Mais do que revelar curiosidades, “Como as Músicas Foram Feitas” convida o leitor a refletir sobre o próprio ato de criar. Ao longo das páginas, Raul Ruffo discute temas como inspiração, transpiração, observação e experimentação, além de defender a ideia de que a música pertence ao compositor apenas no momento em que é criada. Depois de ouvida, ela passa a pertencer a quem a escuta.
Outro diferencial importante é a interatividade do livro. Ao final de cada história, o leitor encontra um QR Code que permite ouvir imediatamente a música relacionada ao capítulo. Além disso, o livro dá acesso a uma playlist oficial, reunindo todas as canções citadas ao longo da obra, ampliando a experiência de leitura para além do papel.
“Depois de descobrir como essas músicas foram feitas, você nunca mais vai ouvi-las do mesmo jeito”, provoca Ruffo. “Como as Músicas Foram Feitas” já está disponível nas versões física e digital, à venda no site oficial do autor www.raulruffo.com.br e também divulgada por meio de suas redes sociais.
SOBRE O AUTOR
Com mais de 50 milhões de visualizações mensais, Raul Ruffo é hoje um dos principais criadores de conteúdo do Brasil no segmento de música e jornalismo cultural. Seus vídeos combinam informação, contação de história e música, jogando luz sobre acontecimentos, curiosidades e fatos pouco conhecidos que deram origem a grandes sucessos.
Raul Ruffo é cantor, músico, compositor, produtor musical, jornalista e criador de conteúdo.
Formado em Jornalismo, com especialização em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getulio Vargas (FGV), trabalhou como produtor, repórter, apresentador e editor-chefe em rádio e televisão antes de migrar para o universo digital.
Raul Ruffo tem mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. Artistas como Milton Nascimento, Zé Ramalho, Moacyr Franco, Chico César e Zezé Di Camargo já compartilharam seus conteúdos. Raul Ruffo é também autor do livro “O mínimo que você precisa saber sobre música”, do audiolivro “Histórias Sonoras da Música Brasileira” e colunista do portal Primeira Página.
O LIVRO
“Como as músicas foram feitas” é um livro interativo e apresenta a engenharia reversa de grandes sucessos e detalha o processo criativo por trás de algumas das maiores músicas brasileiras de todos os tempos.
Ao longo de alguns anos de pesquisa, Raul Ruffo selecionou as músicas brasileiras com as histórias mais extraordinárias e as registrou neste livro usando uma narrativa envolvente e empolgante. O livro conta como nasceram mais de 120 canções da música popular brasileira e permite que o leitor ouça cada uma delas ao final da história por meio de um QR code. O livro dá também o acesso a uma playlist oficial com todas as músicas que foram desvendadas.
Da Redação
Foto: Divulgação
Publicar comentário