×

Apenas 5% dos brasileiros dominam Inglês, aponta British Council

Atualmente, falar inglês deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma exigência silenciosa. Presente nas negociações internacionais, no turismo, na tecnologia e até nas rotinas mais simples do dia a dia, o idioma ocupa um papel central na comunicação global. Quem domina o inglês amplia oportunidades profissionais, circula com mais autonomia pelo mundo e se posiciona melhor em um mercado cada vez mais conectado e exigente. Já quem não fala acaba enfrentando barreiras que limitam crescimento, renda e experiências.

Os números ajudam a explicar essa urgência. Dados do British Council apontam que apenas cerca de 5% dos brasileiros possuem algum conhecimento de inglês. Desses, somente 1% é considerado fluente. O resultado é um gargalo claro. Pesquisas de mercado indicam que aproximadamente 60% das vagas de emprego no Brasil exigem inglês, especialmente em cargos mais bem remunerados.

A consequência deste “buraco” aparece no bolso. Estudos salariais mostram que profissionais fluentes em inglês podem ganhar de 61% a até 107% mais do que aqueles que não dominam o idioma.

“Para o linguista britânico David Crystal, referência mundial no estudo da língua inglesa, “o inglês se tornou a principal ferramenta de comunicação internacional não por imposição, mas por necessidade prática do mundo globalizado”. Ou seja, quem não fala inglês acaba ficando “para trás”.

A falta de fluência é um bloqueio principal para promoções, resultando em menores salários, principalmente para cargos de liderança. Além disso, a maior parte do conteúdo da internet, estudos acadêmicos e notícias internacionais está em inglês.

No turismo, o cenário é semelhante. Viajar sem inglês limita experiências, dificulta deslocamentos, reservas, emergências e até interações simples.

A educadora brasileira Vera Menezes de Oliveira e Paiva, doutora em Linguística Aplicada pela UFMG, reforça que “aprender uma língua estrangeira amplia a autonomia do indivíduo e sua capacidade de agir no mundo”. Não se trata apenas de trabalho, mas de liberdade.

Aprender Inglês na Internet

Apenas 5% dos brasileiros dominam Inglês, aponta British Council- Will insert post title.

É nesse contexto que plataformas digitais ganharam espaço. A Fluenciz é uma sólida alternativa moderna para quem quer aprender inglês de forma prática. A escola online oferece aulas gravadas, extremamente detalhadas, para quem está começando do zero e desejam a fluência, além de aulas ao vivo, focadas em destravar a fala e ganhar confiança. Há flash cards para auxiliar na memorização, certificado, comunidade de alunos e suporte dos professores.

“Temos acessibilidade total para pessoas que não enxergam e não ouvem, porque pensamos em todas as situações”, explica Eliane Querino.

Outro ponto que chama atenção é a política de segurança para o aluno: reembolso de 100% em até 7 dias imediatamente após a matrícula, caso não haja adaptação à metodologia.

Fluenciz  oferece suporte com professores e materiais de apoio como Flashcards e PDFs. O método adapta-se à rotina, permitindo acesso 24h, com cursos que incluem inglês para viagens (Survival English) e aprendizado através de música. Metodologia focada na conversação e compreensão, ideal para quem busca praticidade e desenvolvimento contínuo.

Apenas 5% dos brasileiros dominam Inglês, aponta British Council- Will insert post title.

Embora tenha surgido há pouco mais de um ano, a Fluenciz possui uma ccuradoria com mais de quatro décadas em ensino de idiomas. Eliane Querino, Leka e Gabriel Sá são alguns dos professors da plataforma, que é extremamente ativa nas redes sociais e compartilha diversos conteúdos de gramática e pronúncia. O método nasceu da observação constante de mudanças no aprendizado, garantindo uma ampla abordagem com teoria e muita prática.

Mandaram bem

Vários brasileiros de destaque internacional, em áreas diversos, alavancaram suas carreiras devido à fluência no inglês. O ator Wagner Moura, por exemplo, é reconhecido por sua atuação em “Narcos” e “Elysium”. Ele consolidou sua carreira em Hollywood graças ao domínio do idioma. A trajetória de Rodrigo Santoro em “As Panteras: Detonando”, em 2003, foi possível pela capacidade de atuar em inglês.

Da Redação
Fotos: Reprodução e Freepik

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights