Ícones da MPB, Maria Bethânia e Caetano Veloso, conquistam o Grammy
No último domingo (1º), o mundo da música reverenciou a genialidade do disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”. Os irmãos levaram a estatueta de Melhor Álbum de Música Global no Grammy 2026, superando nomes de peso da cena internacional como Burna Boy e Anoushka Shankar.
Embora Caetano já tenha estatuetas em sua prateleira (venceu em 2000 com o álbum Livro e em 2001 pela produção de João Gilberto), esta é a primeira vitória de Maria Bethânia. A conquista faz dela a primeira intérprete de MPB a vencer a premiação, um feito que a coloca em um patamar diferenciado até mesmo em relação a ícones como Elis Regina e Gal Costa.
Nascidos em Santo Amaro, na Bahia, os irmãos cresceram imersos em poesia e música. Foram protagonistas do Tropicalismo, movimento que desafiou as estruturas da música brasileira ao misturar a tradição da música popular brasileira com o rock.
A vitória do álbum é o coroamento perfeito para o ano em que Bethânia completa 80 anos. É a prova de que a música brasileira, quando feita com a profundidade e a verdade desses dois gigantes, não conhece fronteiras.
Thiago Rocioli/Da Redação
Foto: Reprodução
Publicar comentário