Entidades se unem para tratar o impacto do trânsito na saúde
O Grupo Técnico de Urgência, que conta com integrantes da Secretaria de Saúde, Departamento Regional de Saúde (DRS-VIII) e Santa Casa, convocou uma reunião para discutir o impacto do trânsito na saúde e na sociedade.
Além dos órgãos envolvidos, o encontro realizado na última quinta-feira, na sede do DRS, no Distrito Industrial, também teve a participação de representantes da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), São Joaquim Hospital e Maternidade/Unimed Franca, Polícia Militar, Secretaria de Segurança e empresas de aplicativos de delivery.
A proposta é compor um grupo de trabalho, envolvendo estas entidades para a realização de ações em cada segmento para a conscientização e o respeito às leis de trânsito por parte dos motoristas e pedestres, visando à prevenção de acidentes.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explica que a preocupação se deve pelo crescimento no número de ocorrências, o que afeta diretamente na taxa de ocupação de leitos nos hospitais.
“As vítimas de acidentes ficam internadas por tempo indeterminado, o que impossibilita a transferência de pacientes que estão aguardando vaga nas unidades de urgência e emergência para um ambiente hospitalar”, alerta.
Ricardo Bessa, diretor do DRS-VIII, disse que é um assunto que precisa ser debatido, tendo em vista que é um impacto dramático na vida das pessoas e na assistência médica.
“O objetivo é unirmos forças com os diversos segmentos da sociedade para ver o que pode ser feito, no ponto de vista de campanhas de educação e fiscalização para que os acidentes diminuam, melhorando a vida das pessoas”, destaca.
Uma nova reunião foi agendada para os próximos 15 dias, para o planejamento e a definição do plano de trabalho para curto, médio e longo prazo das ações.
Da Redação
Foto: Reprodução
Publicar comentário