×

Hospital Estadual deve ser inaugurado no início de 2026

O Hospital Público Estadual de Franca (SP) em fase final de construção, representa um dos maiores marcos da saúde regional. Com investimento de R$ 165 milhões em obras e previsão de R$ 25 milhões mensais para o custeio, a unidade promete transformar o atendimento de média e alta complexidade para mais de 800 mil moradores da Diretoria Regional de Saúde (DRS-8).

Segundo o vereador Daniel Bassi (PSD), defensor do projeto desde sua concepção, o novo hospital será fundamental para descentralizar e qualificar o atendimento especializado no interior. “É o maior investimento da história da saúde de Franca. O hospital terá impacto direto na redução das filas por cirurgias, exames e internações. Trata-se de uma revolução para o sistema público de saúde em toda a nossa região”, destaca.

A estrutura física da nova unidade é imponente: são 25.679,43 m² construídos, com dezenas de leitos de Hospital Dia, 15 para internação psiquiátrica e 40 para atendimento intensivo em UTI. A unidade contará com 21 especialidades médicas, entre elas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Plástica, Pediatria, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Urologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Oftalmologia, Nefrologia, Neurologia, Anestesiologia, Proctologia, Traumato-Ortopedia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Além do atendimento clínico e cirúrgico, o hospital oferecerá uma gama de exames diagnósticos e terapêuticos, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, eletrocardiograma, raios-X convencional e contrastado, audiometria, teste ergométrico, eletroneuromiografia e exames oftalmológicos. Essa infraestrutura de ponta garantirá mais agilidade e resolutividade no diagnóstico e no tratamento dos pacientes.

O Hospital Público Estadual de Franca também terá uma gestão por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Após a conclusão das obras, prevista para os próximos meses, será iniciado o processo de chamamento público para escolha da Organização Social (OS) que ficará responsável pela administração da unidade. Na sequência, será feita a aquisição dos equipamentos e a contratação das equipes profissionais. A previsão, segundo Bassi, é que as portas estejam abertas à população já no primeiro trimestre de 2026.

Com atendimento 100% pelo SUS, o hospital será referência para Franca e outros 17 municípios da região: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho e São Joaquim da Barra. A nova unidade irá suprir uma lacuna histórica e ampliará significativamente a capacidade de atendimento de casos complexos que hoje dependem de transferências para grandes centros urbanos.

“O impacto será direto e imediato. Teremos aqui, na nossa cidade, a estrutura necessária para atender procedimentos complexos, o que antes exigia deslocamentos desgastantes e demorados para outras regiões”, afirma Bassi. Ele reforça que o projeto sempre contou com o apoio de lideranças políticas e sociais comprometidas com a saúde pública, como a empresária Flávia Lancha, o deputado Arnaldo Jardim, o ex-governador Rodrigo Garcia e o atual governador Tarcísio de Freitas. “Tarcísio tem sido um parceiro leal, cumpriu tudo o que prometeu e colocou esse projeto como prioridade para o interior paulista”, completa o vereador.

A criação do Hospital Público Estadual de Franca atende a uma demanda de décadas da população e dos profissionais de saúde. Com sua inauguração, a expectativa é desafogar hospitais regionais, reduzir filas e garantir diagnósticos e tratamentos mais rápidos. Mais que uma nova estrutura, o hospital simboliza um avanço civilizatório para o sistema público de saúde, oferecendo dignidade, acesso e cuidado especializado para milhares de pessoas.

Thiago Rocioli/Da Redação
Foto:
Divulgação

3 comments

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights