Rafa Leme é destaque em Festival Tico-Tico de Música Brasileira
O professor de instrumentos de sopro e coordenador pedagógico da Musixe, Rafa Leme, foi premiado no “Festival Tico-Tico de Música Brasileira”. Com a canção “Rio e Mar”, o multi-instrumentista garantiu a segunda colocação do festival, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), terra natal do mestre Zequinha de Abreu.
O evento cumpriu seu papel fundamental de celebrar a música autoral, atraindo talentos de diversas regiões do país. As canções variaram entre o samba, o pop, a MPB e, claro, o choro, em uma justa homenagem a Zequinha de Abreu, compositor do hino “Tico-Tico no Fubá”, em 1917.
Rafa contou que a canção composta por ele nasceu da imagem da piramboia enfrentando a correnteza e do barqueiro que simboliza esse chamado para outro lugar.
“A música fala do tempo que escorre pelas margens, das imagens que carregamos no leito da vida e dessa verdade simples: às vezes somos rio calmo, às vezes somos mar aberto. É uma canção de movimento, entrega e transformação. Obrigado por compartilharem essa travessia comigo”, disse.

Nas redes sociais, Rafa Leme compartilhou com seus seguidores a conquista. “É com imensa alegria que compartilho que fui premiado no Festival Tico-Tico, um espaço tão importante para a música brasileira e para novos encontros com artistas incríveis. Apresentei minha canção com o coração aberto, acreditando na força da música que nasce das nossas histórias, dos nossos rios, das nossas raízes — e receber esse reconhecimento só reforça o caminho que venho trilhando. Que venham novos palcos, novos encontros e mais música!”
O Festival Tico-Tico de Música Brasileira 2025 se consagra como um dos mais importantes palcos para a revelação de novos talentos e a valorização da identidade musical do Brasil, já deixando saudades e a expectativa pela próxima edição.
“Os festivais são um dos mais importantes na cena autoral no país e eles têm que continuar em atividade, porque é uma forma de manter as manifestações dos artistas regionais e de todo país”, completou.
Thiago Rocioli/Da Redação
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Publicar comentário