×

Projeto “Perigo na Pista, Allan King – Circo Drag Brasil” acontece neste sábado

Um encontro de artistas dos bastidores da cena cultural regional, que une circo, conversa e liberdade para celebrar a diversidade acontece neste sábado (6), às 16 horas, na Biblioteca Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto (SP). A entrada é gratuita.

O projeto “Perigo na Pista, Allan King – Circo Drag Brasil” apresenta a palestra-show “Entre o Picadeiro e a Pista”. As convidadas são as ribeirãopretanas Irmãs Cola (Thais e Tatiane) e a artista circense Karina Bredariol, além da produtora cultural francana Eliara Alves.

O encontro é mediado pela idealizadora do projeto, Dani Barros, e pesquisadora do corpo em movimento. Sua trajetória com mais de 20 anos de experiência atravessa moda, ginástica e circo, consolidando uma linguagem cênica que une técnica, presença e dramaturgia do gesto. 

Dani interpreta Allan King, figura híbrida que transita entre acrobacias, dança, palavra e performance, e que vem expandindo sua atuação como MC, conduzindo encontros com leveza e escuta. Entre as convidadas está a produtora cultural Eliara Alves, idealizadora da Shake Franca, integra a BDM (Batalha das Minas) e o coletivo As Pretas, ação que desenvolve iniciativas culturais e sociais na cidade. Em sua fala, ela compartilha experiências sobre produção, articulação comunitária e construção de redes culturais a partir das periferias.

De Ribeirão Preto, o evento destaca As Irmãs Cola (Thais e Tatiane), que são malabaristas e artistas de rua, com mais de 10 anos de parceria, com uma linguagem própria marcada pelo jogo, pela leveza e pelo encontro direto com o público. Elas trazem para o encontro uma conversa sincera sobre seus caminhos, escolhas e sobre o que as move a seguir juntas na cena.

E, também, a artista circense Karina Bredariol, pesquisadora em manipulação de chicotes e fundadora do Circo de Histórias, Staca Produções e da marca BredaWhips Chicotes. Atua como produtora, figurinista e professora. Ela vai compartilhar com o público, os bastidores da criação de O Dono do Circo, personagem que nasce da relação entre técnica, dramaturgia e presença, e que sintetiza sua pesquisa sobre o chicote no circo contemporâneo. 

“Das ruas às lonas, do hip-hop ao chicote, do humor refinado ao malabarismo que desafia gravidades, todas nós representamos diferentes modos de existir e resistir pela arte. E é justamente esse movimento que sustenta a força desse encontro: uma conversa viva entre experiências que se complementam, se provocam e se iluminam mutuamente”, explica Dani Barros

Da Redação
Foto: Priscila Tavares
/Divulgação

1 comentário

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights