Sabesp expande parque solar com nova usina em Franca
A Sabesp acaba de entregar quatro novas usinas solares em diferentes regiões do Estado de São Paulo e ampliou para 32 o total de unidades fotovoltaicas em operação. A iniciativa integra o Programa de Geração de Energia Fotovoltaica da Companhia, que busca reduzir a dependência da energia tradicional e tornar o sistema de abastecimento de água e esgoto mais sustentável e eficiente. Em Franca, a nova usina funciona desde fevereiro na Estação de Tratamento de Água (ETA Sul), no Jardim Aeroporto.
Com a expansão, a Sabesp passa a ter capacidade instalada de 44,35 megawatts (MW), volume suficiente para abastecer, por mês, cerca de 38 mil residências. Toda a energia gerada é direcionada para 2.300 instalações operacionais da Companhia. Isso inclui desde o bombeamento de água até o transporte e tratamento de esgoto, reduzindo custos e promovendo eficiência.
As novas usinas estão localizadas em Aguaí, Pindamonhangaba, São Manuel e Pederneiras. Juntas, elas somam investimento de quase R$ 30 milhões e vão abastecer 403 unidades operacionais, o que equivale ao consumo mensal de aproximadamente 6.600 residências. Os sistemas foram instalados junto às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), aproveitando áreas e estruturas já existentes.
A diretora de Gestão e Energia da Sabesp, Gisele da Cunha Abreu, destacou a importância do programa: “A Sabesp é um dos maiores consumidores de energia do país. Usar fontes renováveis contribui para a transição energética, reduz gases do efeito estufa e fortalece a resiliência em crises energéticas”.
A meta é chegar a 44 usinas em todo o estado, com potência total de 60 MW. Desse total, cinco novas unidades devem ser inauguradas até o fim de 2025, com investimento estimado em mais R$ 150 milhões. Com isso, a empresa espera suprir até 60% da energia de baixa tensão usada em suas operações, o que representará 4% do consumo energético total da Sabesp.
Da Redação
Foto: Divulgação/Sabesp
Publicar comentário