Pelizaro quer que pagamento com desconto do IPTU seja prorrogado
O atraso dos Correios na entrega dos carnês do IPTU 2026 tem gerado reclamções que se intensificaram nos últimos dias em Franca (SP). Muitos contribuintes afirmam que não receberam o documento em casa, o que dificultou o pagamento em cota única até a última quinta-feira (15), prazo que garantia desconto de 10% no imposto. O município possui cerca de 185 mil imóveis cadastrados.
Diante da situação, o vereador Gilson Pelizaro (PT) protocolou um ofício solicitando à Prefeitura a prorrogação do prazo para o pagamento com desconto máximo. Segundo ele, a informação divulgada pelo município de que os carnês estavam disponíveis para entrega desde o dia 2 de janeiro não condiz com a realidade. Pelizaro afirma que os Correios só teriam recebido os carnês na semana passada, inviabilizando a entrega a tempo para todos os contribuintes.
A Prefeitura informa que os pagamentos podem ser feitos de forma online, via PIX, utilizando QR Code, ou por código de barras nos aplicativos bancários e caixas eletrônicos. Além do desconto de 10% já encerrado, há a opção de pagamento em cota única com 5% de desconto até 19 de fevereiro. Também é possível pagar à vista sem desconto ou iniciar o parcelamento até o dia 16 de março.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura foi procurada para comentar a solicitação encaminhada pelo vereador e respondeu em nota:
“A Secretaria de Finanças esclarece que, desde o início do ano, as guias para recolhimento do IPTU estão disponíveis no site da Prefeitura, para acesso do contribuinte. Neste momento, não há previsão de alterações. As medidas administrativas e jurídicas em relação à prestação do serviço contratado dos Correios foram adotadas.”
Da Redação
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Franca
Publicar comentário