×

Orelhões serão retirados das ruas de todo o país

Os orelhões estão com os dias contados no Brasil. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) iniciou a retirada gradual dos telefones públicos após o fim das concessões da telefonia fixa. Com a popularização dos celulares, o uso caiu drasticamente e muitos aparelhos já estão desativados. A previsão é que todos sejam retirados até o fim de 2028, permanecendo apenas, por enquanto, em locais sem sinal de telefonia móvel.

Ícone das ruas por décadas, o orelhão marcou gerações, seja para ligar para casa, avisar um atraso ou matar a saudade de alguém distante.

Orelhões

Popularmente chamado de “orelhão” pelos brasileiros, o Telefone de Uso Público (TUP) fazia parte do cenário urbano e da rotina da maioria da população do país. Espalhados pelas esquinas, praças e portas de escolas, os orelhões cumpriam o papel de conectar as pessoas em uma época onde os smartphones ainda não eram acessíveis. Quem viveu essa época, certamente, guarda na memória os hábitos e situações que, hoje, parecem inimagináveis para as novas gerações.

Além de funcionar como uma ferramenta de comunicação, o orelhão podia servir como ponto de referência. Com o avanço dos celulares e da internet, os orelhões foram perdendo espaço, e hoje é muito difícil encontrá-los nas cidades. No entanto, ainda assim, esses aparelhos seguem vivos na memória afetiva de quem cresceu em uma época em que se comunicar exigia mais do que apenas pegar o celular no bolso.

Da Redação
Foto: Enzo Mingroni
/G1

1 comentário

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights