×

Orquestra oferece 40 vagas para oficinas em diversos instrumentos

A Orquestra Francana de Música Popular (OFMP) – de cordas dedilhadas, percussão e acordeon -, criada há quase um ano pelo acordeonista Rossini Xavier, está com 40 vagas abertas para oficinas gratuitas de música em Franca (SP). As aulas são para iniciantes (a partir de 10 anos) e médio/avançado, nos seguintes instrumentos: acordeon, cordas agudas (cavaquinho e bandolim), viola caipira, violão e percussão. As inscrições seguem até o dia 09 de fevereiro e podem ser feitas diretamente pelo link.

O curso começou em novembro e, após o recesso, foi retomado nesta semana. As aulas acontecem às segundas-feiras, com duração de uma hora (entre 15h e 19h), na Escola Estadual Professor Pedro Nunes Rocha, na Vila Europa. Os professores são músicos renomados e experientes: Marquinho Sabino (percussão), André Giacometti e Claryssa Pádua (violão), Guilherme Garcia (cavaquinho e bandolim) e Ronaldo Sabino (viola caipira e acordeon). Os alunos precisam ter os instrumentos e também vão participar de aulas de prática de conjunto. As oficinas seguem até o final do ano, quando serão realizados dois concertos abertos ao público com o repertório desenvolvido nos ensaios.

Segundo o baixista Gabriel Terra, coordenador das oficinas, o projeto pretende disponibilizar um ensino de música prático e de qualidade a fim de contribuir para a formação de uma nova geração de músicos na cidade. “Nosso objetivo é ensinar música, abrangendo o desenvolvimento de competências que possibilitam que os participantes, se quiserem, possam atuar no mercado da música”, diz.

A Orquestra

Idealizada pelo músico Rossini Xavier, a Orquestra Francana de Música Popular (OFMP) é de cordas dedilhadas, percussão e acordeon, com formação que valoriza os instrumentos típicos da cultura brasileira e do interior paulista.

As atividades começaram no primeiro semestre de 2025, com o lançamento do primeiro arranjo “Um Tom Para Jobim” (Sivuca e Oswaldinho do Acordeon), de Gabriel Terra e Rossini Xavier, que também assina a direção musical do grupo. Assista ao vídeo aqui.

A OFMP é formada por 24 músicos de Franca e Batatais, com instrumentos não convencionais em uma orquestra tradicional: acordeon, violão, violão de 7 cordas, viola caipira, cavaquinho, bandolim, baixo acústico e percussão.

“A nossa proposta é explorar o repertório de música popular brasileira valorizando sua pluralidade sonora, passeando por cada uma das regiões do Brasil a fim de explorar seus ritmos e sotaques musicais, através de instrumentos que estão diretamente ligados à essência cultural de Franca e de toda a região”, diz Rossini Xavier. 

O projeto é uma parceria (Termo de Colaboração: 0058/2025) com a Prefeitura de Franca, por meio da Associação Educacional do Samba (Ases do Ritmo). Além das oficinas, a Orquestra recebe recursos para a sua manutenção, possibilitando que os músicos façam ensaios semanais. Mais informações: https://linktr.ee/ofmp.franca.

SERVIÇO
Orquestra Francana de Música Popular – oficinas gratuitas de música
Instrumentos: acordeon, cordas agudas (cavaquinho e bandolim), viola caipira, violão e percussão
Data: aulas toda segunda-feira; já começaram e vão até novembro de 2026
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/u/3/d/13w6wV6PeUN6-hSbTRCCB931Zd_VVfqH-DrvaoUz4KLs
Professores: Marquinho Sabino (percussão), André Giacometti e Claryssa Pádua (violão), Guilherme Garcia (cavaquinho e bandolim) e Ronaldo Sabino (viola caipira e acordeon).
Local: EE Prof. Pedro Nunes Rocha – Rua Joviano Soares, 2650 – Vila Europa – Franca/SP

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights