Cresce o custo de vida do brasileiro
O custo de vida do brasileiro cresceu 4,26% em 2025. Esse foi o avanço apurado pelo IBGE no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, considerado a inflação oficial do país.
O aumento é menor que o registrado em 2024, quando os preços subiram, em média, 4,83%. Além disso, o resultado do ano passado ficou abaixo do teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que era de 4,5%. E também foi o menor acumulado para o ano desde 2018, quando ficou em 3,75%.
O resultado de 2025 foi influenciado principalmente pelo grupo Habitação. Destaque também para o grupo Alimentação e bebidas, que é o que tem o maior peso na composição do indicador.
Ainda de acordo com os dados do IBGE, em termos regionais Vitória teve a maior variação inflacionária em 2025: 4,99%, influenciada principalmente pelas altas da energia elétrica residencial e do plano de saúde.
Porto Alegre e São Paulo aparecem na sequência, com inflação acumulada nos 12 meses de 2025 na casa dos 4,8%. Já a menor alta do custo de vida, no ano passado, foi registrada em Campo Grande, com 3,14%. Destaque, na capital do Mato Grosso do Sul, para as quedas dos preços do arroz, das frutas e das carnes.
Da Redação
Foto: Freepik
Publicar comentário