×

Jornalista de Franca ganha prêmio nacional

A jornalista de Franca (SP), Joelma Ospedal, editora do portal Notícias de Franca, conquistou o segundo lugar no Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025, na categoria Interior: Mídia Impressa e Mídia Online. O anúncio dos vencedores ocorreu na última segunda-feira (3).

Promovido pelo Banco Mercantil, o prêmio tem como propósito valorizar o jornalismo que contribui para o debate sobre o envelhecimento ativo e a qualidade de vida da população madura. No centro da reportagem premiada está a psicóloga, escritora e multiartista Vanessa Maranha, de 53 anos.

Jornalista de Franca ganha prêmio nacional- Will insert post title.
A multiartista e psicóloga Vanessa Maranha – Foto: Reprodução / Redes Sociais

“Num país que envelhece depressa e ainda hesita em reconhecer o valor de quem passou dos cinquenta, a psicóloga e multiartista Vanessa Maranha não espera permissão para seguir em frente. Aos 53 anos, ela não apenas vive, ela constrói. Atende pacientes, pinta, escreve, investe com consciência, cuida da saúde e tudo isso sem deixar de  viajar, curtir a família, cultivar afetos.

Com uma trajetória que inclui formação internacional, prêmios literários, exposições de arte e livros publicados por diversas editoras brasileiras, Vanessa já foi destaque em antologias, venceu concursos como o Off Flip e o UFES de Literatura, e participou de eventos como a FLIP e o Pitching Amazon KDP. Seu currículo é rico e extenso, e o que mais impressiona é a constância: ela segue criando, produzindo, protagonizando, mesmo numa sociedade que ainda tenta  invisibilizar mulheres com mais de 50 anos.

Sem pressa, mas também sem pausa, Vanessa vive o presente com intensidade, mas tem os olhos lá no futuro. Um futuro que ela almeja estável e com conforto. Não por sorte, mas por método”, retrata a reportagem de Joelma – que você pode conferir aqui.

Emocionada, a jornalista destacou o valor simbólico da premiação.

“Falar sobre o público 50+ é essencial. Essa geração tem força, histórias e vontade de viver bem. Contar a trajetória da Vanessa foi um presente — ela representa milhares de mulheres que seguem firmes, se reinventando sempre”, afirma.

Em sua terceira edição, o Prêmio Mercantil de Jornalismo registrou um crescimento de 300% nas inscrições e distribuiu R$ 80 mil em prêmios entre quatro categorias — Mídia Impressa, Mídia Online, Mídia Eletrônica e Mídia Audiovisual. As reportagens vencedoras abordaram temas como educação na terceira idade, transição de carreira e sustentabilidade financeira após os 50 anos.

Trajetória de Joelma Ospedal

Atual editora do Notícias de Franca, Joelma Ospedal construiu uma trajetória sólida ao longo de mais de duas décadas dedicadas à comunicação. Iniciou sua carreira como repórter, passou por praticamente todas as áreas de redação e foi editora-chefe do Jornal Comércio da Franca, passando a responder por todo o conteúdo publicado e coordenar diretamente o trabalho de jornalistas, fotógrafos, designers e produtores de conteúdo. Fez parte da implantação do GCN (Grupo Corrêa Neves de Comunicação), que uniu a Rádio Difusora (AM 1030 Mhz) com o jornal impresso e o Portal GCN.

Ospedal expandiu sua experiência para a área de gestão, onde liderou equipes, criou processos de qualidade e estratégias de desenvolvimento, além de implementar práticas de checagem e aprimoramento editorial. Ela também liderou a equipe que conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo, em 2007, na categoria Fotografia. A imagem premiada, tirada em Franca (SP), de Tiago Brandão retrata uma mãe tentando salvar o filho que havia caído em um poço, mesmo sem saber nadar. 

Jornalista de Franca ganha prêmio nacional- Will insert post title.
Mãe, mesmo sem saber nadar, pula em poço para salvar filho.. Registro, de Tiago Brandão, levou Prêmio Esso de Jornalismo, em 2007, na categoria Fotografia

Vencedores do Prêmio Mercantil de Jornalismo

Além da Jornalista de Franca, o Prêmio Mercantil de Jornalismo também presenteou:  

Na categoria Mídia Eletrônica – Podcast, Rádio e Vídeo, o primeiro lugar foi de Mônica Pretto, do Fantástico (TV Globo). O segundo lugar ficou com Tatiana Lagôa e Cinthya Oliveira, de O Tempo (Minas Gerais), e o terceiro com Fabiana Genestra, da RPCTV (TV Globo – Paraná). 

Em Capitais e Regiões Metropolitanas – Mídia Online, o primeiro lugar foi para Paloma Vargas, do Diário do Nordeste (Ceará); o segundo para Laura Couto Lopes, do 98 News (Minas Gerais); e o terceiro para Thatiany do Nascimento, também do Diário do Nordeste. 

Na categoria Mídia Impressa – Capitais e Regiões Metropolitanas, a vencedora foi Fernanda Polo, do Zero Hora (Rio Grande do Sul). O segundo lugar ficou com Leticia Lopes Oliveira, de O Globo (Rio de Janeiro), e o terceiro com Samuel Eli, de O Povo (Ceará). 

Em Interior e demais localidades – Mídia Impressa e Online, o primeiro lugar foi de Dione Alves, do Araraquara News (São Paulo); o segundo de Joelma Ospedal, do Portal de Notícias de Franca (São Paulo); e o terceiro de Ana Carolina Behenck, do Tubarão Digital (Santa Catarina). 

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights