×

3 francanos são infectados por dia com Dengue em Franca; “Arrastão” acontece hoje

A Secretaria de Saúde realiza hoje (31) o primeiro “Arrastão da Dengue” de 2026 em Franca (SP). A ação começou às 8h e acontece nos bairros Jardins Palmeiras, Anita e Residencial Júlio D’Elia, na Região Oeste da cidade, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Equipes de agentes de controle de vetores, com apoio de caminhões da Secretaria de Infraestrutura, percorrem todas as ruas dos bairros para recolher materiais que acumulam água, como latas, garrafas, baldes, potes de vidro e plástico, pneus e pequenos móveis. Entre as vias atendidas estão as ruas Pedro Silveira, Alcina de Lima Silveira, Dr. Antônio Pereira e a avenida Nelson Nogueira.

A orientação aos moradores é para que realizassem a limpeza dos quintais e deixem os materiais para descarte sobre as calçadas.

O que é o “Arrastão da Dengue”

O Arrastão da Dengue é uma das principais estratégias preventivas do município. Em 2025, foram realizadas 15 edições da ação em todas as regiões de Franca, com a retirada de aproximadamente 60 toneladas de materiais descartáveis que poderiam servir de criadouros do mosquito.

O que é a Dengue?

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode causar sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, náuseas e cansaço intenso. Em casos mais graves, pode evoluir para complicações e até levar à morte.

Em Franca (SP), os dados causam espanto e ascendem sinal de alerta. Em 2025, foram registrados 6.048 casos da doença, com quatro óbitos. Em 2026, até o momento, já são 99 casos confirmados, o que reforça a necessidade de ações preventivas e efetivas, não só do poder público mas também da própria comunidade.

Prevenção

Prevenção começa em casa
A principal forma de prevenção da dengue é eliminar água parada. Manter caixas-d’água bem vedadas, limpar calhas, descartar corretamente recipientes, não deixar pratos de plantas com água e manter quintais limpos são atitudes simples que fazem diferença. Segundo a Secretaria de Saúde, a maior parte dos focos do mosquito está dentro das residências.

Vacinação

Além das ações de campo, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a dengue. O imunizante está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina pode ser tomada nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 8h às 16h, mediante apresentação de documento e carteira de vacinação.

Da Redação
Foto: Divulgação
/Prefeitura de Franca

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights