Criar Redação amplia acesso à leitura
O Criar Redação, com sede em Ribeirão Preto (SP), possui o projeto “Criar Leitores” — programa mantido há mais de duas décadas pela instituição — com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento por meio da leitura.
A doação, segundo o professor Luiz Cláudio Jubilato, fundador e diretor do Criar Redação, tem como objetivo apoiar a escola pública que enfrenta limitações no acervo e ampliar as possibilidades de professores e alunos explorarem as diversas áreas do conhecimento – especialmente na área de humanidades.
“A leitura é uma forma de expandir a visão de mundo, e os livros que doamos têm esse papel. Eles vão da literatura à filosofia, da sociologia à história da arte. São caminhos para que o estudante desenvolva pensamento crítico, domínio da norma culta e acesso à cultura”, explica Jubilato.
De acordo com a bibliotecária Roberta Paula Silva, os exemplares ficarão disponíveis para empréstimo domiciliar e consulta local. Além disso, a chegada de vários exemplares com o mesmo título abre novas possibilidades pedagógicas.
“Pretendemos desenvolver trabalhos pontuais centrados nessas obras, assim poderemos alcançar mais alunos ao mesmo tempo”, destaca.
A biblioteca da Etec desenvolve ainda o projeto anual Clube do Livro, que em 2024 combinou títulos contemporâneos com leituras exigidas nos vestibulares. Em 2025, o clube passou a adotar uma abordagem temática, com as leituras sendo escolhidas de forma democrática pelos alunos e pela equipe da biblioteca.
Da Redação
Foto: Divulgação
Publicar comentário